A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) apresenta seu primeiro Plano de Dados Abertos, documento que orienta o planejamento das ações para promoção de abertura de dados do órgão.
Além de atender aos dispositivos na Lei de Acesso à Informação (LAI), e normativos pertinentes ao tema, o conteúdo atende a requisitos de qualidade e arquitetura específicas para catalogação e publicação no Portal Brasileiro de Dados Abertos e em área específica no site da Sead.
O documento dispõe sobre o planejamento de abertura dos dados, com destaque para os canais de comunicação, formas de interação com a sociedade, ações necessárias para alcançar os objetivos propostos, e atendimento às metodologias padronizadas para catalogação e publicação no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Para isso, serão detalhados os normativos relacionados ao tema, o cenário institucional que influencia todo o conteúdo, a definição dos dados a serem disponibilizados e os objetivos específicos relacionados ao Plano, bem como as estratégias para abertura dessas informações junto com um Plano de ação e descrição de como será mantida essa proposta.
O Plano de Dados Abertos da Sead terá vigência até dezembro de 2018, com divulgação para a sociedade através da página da Sead e do Portal Brasileiro de Dados Abertos. O órgão mantém ainda, aberto ao cidadão, o canal de comunicação e-Sic para recebimento de críticas, sugestões e dúvidas para o aperfeiçoamento do documento apresentado.