Escritório de Processos

Considerando a importância dos mecanismos de gestão para o acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas pela Sead, contribuindo para a eficiência, racionalização de recursos e gerenciamento das informações, o Escritório de Gestão de Processos (EP) permitirá dar centralidade às funções de gestão dos processos estratégicos da Sead, atuando na coordenação das iniciativas de governança dos processos finalísticos e de suporte, e na gestão do portfólio de processos que sustentam a proposta de negócio da secretaria.


- O que é o Escritório?

O Escritório de Gestão de Processos é uma unidade organizacional composta por participantes com competências gerenciais e de gestão de processos de forma a auxiliar a condução das atividades nessa frente de trabalho na Sead.

Além disso, o Escritório de Gestão de Processos atuará com o papel consultivo sobre a metodologia que permeia o ciclo da gestão de processos, sendo possível aperfeiçoar a gestão dos macroprocessos e processos que compõem a Cadeia de Valor da Sead. Vale ressaltar que, para cada processo sob a gestão do Escritório de Gestão de Processos, serão nomeados o gestor e o analista de processos de suas respectivas áreas.

- Compete ao Gestor do Processo acompanhar a execução e melhoria dos processos e suas principais entregas;
- Compete ao analista de processos realizar e acompanhar as atividades do ciclo da gestão de processos, fazer a gestão operacional e fornecer informações para o escritório de processos.

O monitoramento dos indicadores de desempenho dos processos, sob a gestão do escritório, será apresentado pelos seus respectivos responsáveis ao Secretário Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, mediante convocatória de reuniões.